Qual a diferença da máquina de laser de fibra e a CNC?

Uma fresadora CNC (também conhecida como “router CNC”) é uma ferramenta tradicional e necessária para qualquer projetista.

Aliás, uma fresadora CNC ajuda você a entalhar madeira, cortar tecidos, gravar objetos e fazer uma variedade de outras coisas. Já uma Fiber Laser grava e corta metais, tendo uma precisão muito maior que a CNC.

A principal diferença entre as fresadoras CNC e as máquinas a laser é a diferença na forma de gravação. A máquina de corte a laser usa a fonte do laser como energia de gravação para gravar. A gravação da fresadora CNC é realizada com uma fresa de metal, e os tipos e especificações da fresa são muito elevados.

Para ajudar você, elaboramos esse guia completo, que vai mostrar a diferença de máquina de laser de fibra e CNC.

Boa leitura!

 

O que exatamente é o corte a laser de fibra?

 

O corte a laser é uma técnica usada para derreter o material de uma peça por meio de um feixe de luz de alta intensidade que pode ser cortado ou gravado.

Aliás, o corte a laser em inglês uma abreviatura de Light Amplification by Stimulated

Emission of Radiation, que em português fica amplificação de luz por emissão estimulada de radiação.

Para deixar isso mais claro, lembre-se de quantas pessoas tentaram acender um fogo com uma lupa, em casa ou na escola.

A regra é a mesma: aumente a energia da luz na medida em que o material é aquecido em determinada região assim como a bricandeira da lupa, que em algum momento amplifica a luz solar.

Aliás, este feixe de luz é tão denso que derrete e permite que o material evapore, permitindo o uso de energia e poder de profundidade não apenas para separar partes complicadas do material, mas também para gravá-los

 

Como funciona o corte ou gravação a laser de fibra?

O corte a laser é um método amplamente utilizado hoje para cortar uma bom número de materiais.

Aliás, os maiores benefícios do processamento de corte a laser são sua alta precisão, rapidez e flexibilidade.

Na prática, o feixe de laser atinge a superfície do material e faz com que ele derreta ou vaporize totalmente.

Após que o feixe de laser penetrou completamente no material em um local, o procedimento de corte real começa.

O sistema a laser segue a geometria escolhida e extrai o material durante o processamento.

A potência do laser se é para corte ou gravação será configurado por você na hora do uso do sistema. Por exemplo, você pode cortar um círculo e dentro desse círculo gravar um objeto. Basta parametrizar na máquina pelo sistema EZCAD que a operação será feita.

Quer saber tudo sobre a Fiber Laser? Então veja esse postblog!

 

História da Usinagem CNC

A usinagem CNC emprega uma técnica de usinagem desenvolvida no século XVIII. Na verdade, o primeiro "torno com estrutura metálica" foi inventado em 1751, o primeiro de uma longa série de máquinas destinadas a realizar operações mecanicamente mais precisas do que as técnicas artesanais. Este é o início da industrialização.

Mas foi só na Guerra Fria que examinamos a evolução da automação. A Marinha dos Estados Unidos empregou a Parsons Works nesta fase para melhorar a eficiência de sua linha de produção de pás de helicóptero.

Os eixos das máquinas responsáveis ​​pela produção dessas lâminas seriam então criadas por John T Parsons.

Em seguida, em colaboração com a IBM, ele investigará as possibilidades de controle computadorizado desses dispositivos. Esses são os princípios fundamentais do processo de usinagem CNC.

Richard KEGG, junto com o MIT, desenvolveu a primeira fresadora CNC, a Cincinnati Milacron Hydrotel, em 1952. Ele recebeu a patente do "Aparelho controlado por motor para máquina-ferramenta de posicionamento" cinco anos depois, em 1958. Daí deu o início de a comercialização desta tecnologia.

 

A usinagem CNC, o que é?

A função de usinagem na usinagem CNC de plástico é calculada por um software que regula os movimentos da ferramenta sobre a massa a ser usinada.

Em seguida, é definido o o eixo de rotação da fresa e o eixo de rotação da peça durante a rotação.

Aliás, a fresadora, que possui três ou cinco eixos, é totalmente automatizada e operada por computador.

A trajetória do cortador, que vai cortar a peça desejada na massa, será mostrada pelo arquivo 3D que é inserido no dispositivo. Como resultado, essa técnica é uma das chamadas técnicas "subtrativas", que são rápidas e econômicas na produção de um ou dez bits.

No entanto, devido às economias de escala limitadas, essa técnica não é recomendada para sequências médias e grandes.

Como as peças são semelhantes e feitas com o material correto, também é adequado para a produção de até dez peças para testes visuais e funcionais. Uma variedade de acabamentos também estão disponíveis.

 

CNC inclui corte a laser e fresadora digital

 

O corte a laser e a fresadora digital são máquinas CNC que operam com o mesmo princípio de controle por computador.

Quase nunca são afiliados a empresas manufatureiras. Na realidade, eles compartilham várias características.

Eles não são, no entanto, opostos. A preferência de um ou de outro ainda é uma questão de tempo.

 

O que exatamente é uma fresadora CNC?

CNC é uma abreviatura de "Computer Numerical Control", como resultado, uma fresadora CNC é uma máquina-ferramenta operada por um computador.

Resumindo, é um computador que pode cortar, esculpir e gravar uma ampla variedade de materiais, incluindo madeira, metais, vidro e plástico (dependendo da potência da máquina).

Para isso, a fresadora CNC gira rapidamente o cabeçote da ferramenta (broca ou fresa) de forma que retire o material que está sendo trabalhado.

Em geral, o controle numérico controla a máquina-ferramenta de forma totalmente automática.

Ele executa programas que permitem que as peças sejam fabricadas sem qualquer intervenção do operador da máquina. Isso permite a produção de grandes quantidades de peças quase idênticas.

É composto por várias partes:

1.Autômato

O “autômato” que controla os sinais elétricos da máquina-ferramenta para funcionar corretamente. Por exemplo, ele é o responsável pelas luzes da máquina, pelas atividades que resultam do pressionamento de botões, pelo acionamento dos periféricos da máquina e por uma parte da segurança do operador.

2.Controle dos eixos

2.Controle dos eixos para posicioná-los corretamente e garantir que a máquina faça o trabalho especificado pelo operador.

Também garante que os eixos estejam corretamente sincronizados para seus movimentos combinados, a fim de seguir os caminhos da ferramenta em relação ao material.

3.interface homem-computado

A interface homem-computador, que permite monitorar a máquina e executar programas. Esses programas são carregados no computador e executados ao comando do operador.

A interface homem-máquina também permite controlar as ferramentas da máquina (medidas da ferramenta, condição de desgaste, etc.) para que suas características sejam levadas em consideração ao executar o software.

Por exemplo, a máquina precisa saber o comprimento de uma ferramenta para posicioná-la corretamente na peça de trabalho.

O ponto negativo da fresadora CNC é que ela não tem um acabamento ideal para metais, tendo que lixar as peças após o corte. A CNC também não é muito indicada para gravações pequenas e que requerem precisão.

 

Quais são as diferenças entre laser de fibra e máquinas de laser CNC?

 

Máquina de laser CNC

Para criar esculturas, gravações e cortes, o sistema laser CNC emprega uma fresa e um motor.

Uma máquina a laser CNC ou um dispositivo controlado por computador que aciona um sistema mecânico com software especial. Um sistema a laser CNC é capaz de se mover e cortar em três direções: X, Y e Z.

Essa máquina entra em contato direto com o material, o que cria sujeira, mas corta mais profundamente.

Aliás, é aconselhado para quem necessita de todas as formas de corte em materiais mais espessos.

 

Máquina de laser de fibra

Este é um laser mais complexo que pertence ao grupo de laser de estado sólido onde um feixe de laser é produzido ou como o laser de semente é amplificado com fibras de vidro especiais, o comprimento de onda é de 1064 micrômetros e sua intensidade é 100 vezes maior do que o laser de CO2, o que permite muito mais precisão no corte.

Pontuando aqui algumas diferenças:

1. Na finura da gravação, a gravação a laser é mais precisa do que a gravação com CNC, porque o diâmetro da fonte de gravação a laser é muito pequeno e a própria gravação da ferramenta tem uma certa largura de faca, portanto, além da qualidade da máquina em si, contém os requisitos de precisão da ferramenta.

2. No material de gravação: A Fiber Laser consegue cortar e gravar objetos muito menores com uma precisão imperceptível ao olho nu. Já na CNC, você não consegue tamanha perfeicão por mais que a broca seja pequena.

3. A gravação a laser é um objeto de processamento sem contato. Para gravação plana, não há necessidade de fixar a peça de trabalho. Uma vez que a gravação da ferramenta é gravada por contato, ela é necessária para fixar a peça de trabalho.

4. A capacidade da gravação a laser para gravar fotos é muito boa. Você pode gravar fotos diretamente no formato JPG, já na CNC o entalhe de ferramentas não pode fazer isso.

5 – As máquinas CNC são mais indicadas para cortar madeira, MDF e acrílico por ter uma área de corte muito maior que as fiber laser.

O que você achou? Gostou do post? Tem alguma dica para compartilhar? Comente aí embaixo.

 

Selos

JR ACESSORIOS EIRELI - CNPJ: 34.081.475/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2022