Uma das tecnologias de corte e gravação de metais mais econômicas do mercado é o laser de fibra.
É mais econômico, produz gravação de maior precisão e está disponível para empresas de todos os tamanhos.
Quer saber mais sobre as vantagens e pontos fortes dos lasers de fibra?
Continue lendo este artigo!
O que é o laser de fibra?
O laser de fibra, o meio ativo utilizado é a fibra óptica, que foi dopada com elementos raros como o érbio, itérbio, neodímio, entre outros. Caso esteja se perguntando, a dopagem da qual estamos falando é um processo de introdução de um elemento químico para mudar as propriedades de um material. Essa dopagem é feita porque esses elementos citados possuem índices de aproveitamento de energia extremamente altos. Dessa forma, é possível utilizar o laser de fibra com uma fonte geradora de laser mais barata, como os lasers de diodo, e ainda assim produzir uma saída de energia muito forte.
O feixe de laser é particularmente fraco próximo ao infravermelho, 1.064 micrômetros, com uma intensidade muito alta até 100 vezes maior do que um laser de Co2 de mesma intensidade. Assim, a marcação em metais, plásticos e até mesmo cerâmicas é possível.
O laser de fibra também não tem manutenção e tem uma vida útil muito longa (100.000 horas, se você gravar 6 horas por dia isso equivale a 16.667 dias, ou seja, 46 anos!)
O laser de fibra é usado em uma variedade de indústrias, incluindo eletrônica, indústrias, joias, automóveis e plásticos.
O que é o corte a laser?
Esse é o método de cortar um material com um feixe de laser (realizado por uma máquina de laser de fibra), como o nome sugere. Isso pode ser usado para aparar um material ou para ajudar a cortá-lo em formatos específicos com os quais a maioria das brocas tradicionais terá dificuldade.
Este procedimento também é muito semelhante aos procedimentos de perfuração e gravação.
O primeiro envolve fazer orifícios em um material ou amolgá-lo, semelhante a como uma gravação é feita no método posterior. Esses amassados e orifícios são simplesmente cortes, e um sistema de corte a laser é freqüentemente usado para furar e gravar.
Os lasers podem cortar uma grande variedade de materiais e espessuras, tornando-o um método realista e adaptável.
Aliás, a gravação a laser também pode ser feita com uma unidade de corte a laser.
O que é o procedimento de corte a laser?
O método usa um feixe de laser concentrado e preciso para cortar o material, resultando em um acabamento preciso e suave. A viga primeiro perfura o material com um orifício na borda e, em seguida, começa a partir daí.
Uma vez que o laser aquece o material por onde passa, é mais como derreter do que cortar.
Isso garante que ele possa cortar rapidamente materiais leves como tecidos, bem como metais e pedras preciosas mais resistentes, como diamantes.
Um feixe pulsado ou um feixe de onda contínua pode ser usado, sendo o primeiro gerado em rajadas curtas e o último trabalhando continuamente.
Dependendo do material, você pode monitorar a força, a duração e a saída de calor do feixe de laser e também pode usar um espelho ou lente especial para concentrar melhor o feixe de laser.
Devido ao alto grau de controle disponível, o corte a laser é uma operação altamente precisa.
Aliás, usando o processo, podem ser obtidas fissuras com larguras de até 0,1 mm.
1.Quais são as diferenças entre um laser de CO2 e um laser de fibra?
Como o nome sugere, o laser de CO2 usa uma mistura de gás feita de dióxido de carbono.
Essa mistura, geralmente composta de CO2, nitrogênio e hélio, é eletricamente estimulada para gerar um feixe de laser. Existem também lasers de corpo sólido, como o laser de fibra ótica ou o laser de disco, em faixas de potência semelhantes às de seus equivalentes de CO2.
Tal como acontece com a variante de CO2, a designação refere-se aos componentes ativos do laser, neste caso um sólido semelhante ao vidro sintetizado ou cristalino na forma de uma fibra ou um disco, enquanto no laser de CO2 o feixe de laser é orientado opticamente ao longo percurso do feixe, no caso do laser de fibra , o feixe é conduzido através de uma fibra ativa e transportado por meio de uma fibra de transporte até a cabeça de corte da máquina.
Além do material constituinte do laser como tal, o comprimento de onda é outra grande diferença: é de aproximadamente 1μm (micrômetros) no caso do laser de fibra ótica e de 10μm no caso do laser de CO2. O comprimento de onda do laser de fibra mais curto corresponde a uma taxa de absorção mais alta ao cortar aço, aço inoxidável e alumínio.
Uma melhor taxa de absorção significa menos aquecimento do material a ser usinado, o que naturalmente tem um efeito benéfico.
A tecnologia CO2 foi projetada para usinar diferentes materiais e espessuras de chapa com grande versatilidade.
Dessa forma, um sistema de laser de fibra é adequado para usinagem de chapas finas a médias em aço, aço inoxidável, alumínio e metais não ferrosos (cobre e latão).
Leia também: Qual a diferença entre uma Fiber Laser e uma CNC.
2.Quais são os benefícios de usar um laser de fibra em vez de um laser de CO2?
Com materiais densos (aço carbono), o laser de CO2 atinge melhor precisão de corte em materiais não metálicos, como MDF, couro e tecidos. Já enquanto o laser de fibra tem uma velocidade de corte mais rápida e menores custos operacionais por hora, sendo mais utilizado em metais.
Em contraste, os lasers de fibra usam menos energia do que as instalações de laser de CO2 e sua eficiência elétrica é até 5 vezes maior.
Além disso, o laser de fibra tem um caminho óptico mais simples. Seu pequeno tamanho também é uma vantagem inegável: uma instalação de laser de fibra com uma potência de 8 a 10 kW ocupa cerca de 20% da área de superfície de uma instalação de laser de CO2 com potência comparável.
Uma máquina de laser de fibra, consome pouquíssima energia, podendo se comparar a uma geladeira.
Nos últimos anos, a tecnologia do laser de fibra avançou significativamente, melhorando muito a performance, economia de energia, precisão e potência.
4.Como a demanda por máquinas de corte a laser fibra evoluiu?
Havia provavelmente pouco máquinas de gravação a laser fibra há dez anos, e o mercado era dominado por um punhado de fabricantes líderes.
Desde então, o mercado se expandiu e agora existem mais fabricantes de máquinas de corte a laser.
Além disso, aumentou o número de fornecedores de outros produtos, como softwares e controles CNC.
Essa evolução fez com que os preços ficassem mais competitivos e o número de assistências especializadas ficou mais fácil de ser encontrada.
A Trans Laser é uma empresa especializada em máquinas Fiber Laser. Temos disponíveis mais de 30 modelos de máquina, além de acessórios e treinamento para você usar 100% do que a sua máquina tem a oferecer.
5.Qual é o papel do serviço pós-venda na Fiber laser?
A tecnologia de laser de fibra de hoje não precisa de praticamente manutenção alguma. Como a máquina compõe de poucos elementos, e todos com ótima durabiidade, o nível de manutenção é muito baixa. Na Trans Laser damos 1 ano de garantia em todas as nossas máquinas para garantir o melhor aos nossos clientes.
A manutenção de máquinas a laser de fibra , por outro lado, é consideravelmente rápida e barata. Um laser de fibra tem menos peças móveis, o que reduz os custos e o tempo de manutenção.
Como resultado, o tempo gasto na manutenção e inspeção do laser de fibra é muito reduzido e geralmente não excede algumas horas.
Porém, um sistema de corte a laser que opera 24 horas por dia, sete dias por semana claramente necessita de manutenção mais regular. Isso afeta os custos de reparo.
Finalmente, ao selecionar a melhor máquina de gravação a laser, é importante considerar não apenas os custos de compra, mas também os custos operacionais gerais medidos ao longo da vida da máquina.
6.Quanto tempo dura uma máquina de gravação a laser de fibra?
Você poderá usar sua máquina de gravação a laser de fibra por um longo período de tempo se esses requisitos forem atendidos.
A vida útil do laser é de 100.000 horas. Isso equivale a 16.667 dias você gravar 6 horas por dia, ou seja, 46 anos usando TODOS OS DIAS!
Um ambiente adequado para o sistema (em termos de temperatura e umidade do ar), limpeza e manutenção diária e, principalmente, manutenção de acordo com as recomendações de pessoal especializado.
É importante, que todos esses elementos críticos contribuem para a longevidade de sua instalação.
7.Qual é o custo do investimento?
Depende, pois muitas variáveis devem ser consideradas. Como mencionado anteriormente, suas especificações para uma máquina de corte a laser de fibra são importantes, e os custos partem de R$ 20.000,00, podendo chegar a R$ 160.000,00. Você pode ver todos os modelos clicando aqui.
Isso decide o tamanho, a capacidade da instalação, a potência, e o modelo escolhido.
Hoje a Trans Laser trabalha com máquinas de 20w, 30w, 50w e 100w, tendo modelos para todos os gostos e bolsos.
Quer uma máquina para corte com mais potência e velocidade? Sugerimos a Máquina de 100w e 50w.
Agora caso queira apenas fazer gravações superficiais, que não precisa muita profundidade, as máquinas de 20w e 30w já irão lhe atender.
Se você ficou na dúvida, nos chame no whatsapp que iremos achar a máquina ideal para você!
Translaser é especializada em Máquinas a laser de gravação, solda e corte. Oferecemos máquinas de gravação a laser de Fibra, CO2, UV, solda a laser, limpeza a laser, corte a laser, com potência de 3W a 3000W. Temos uma completa linha de acessórios e treinamentos. Faça um orçamento de máquina de gravação a laser conosco.